quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Manifesto Comunista pro Samba

Manifesto Comunista pro Samba

O samba é de todos. Suas melodias e poesias devem ter como destino os ouvidos e corações daqueles que bebem o seu néctar e se fazem disso para levar uma vida mais digna. Vive melhor quem samba, já cantou o poeta e essa é umas das verdades absolutas da humanidade. Dessa maneira, é fundamental que quebremos as barreiras das gravadoras e do capital. Para isso, devemos levar os sambas de maneira gratuita para os milhões de sambistas que não têm acesso às jóias escondidas em lojas, e vivem, forçadamente, longe do conhecimento destas obras que devem chegar a todos.

A intenção deste sambista comuna que escreve estas mal traçadas linhas é, através do grande poder de difusão que a Internet possui, fazer chegar aos mais distantes rincões do Brasil discos de samba recém-lançados que não podem ser encontrados no interior desse vasto e portentoso país. Não é justo que apenas os moradores das grandes capitais possam adquirir os bons discos de samba. Não é correto que apenas aqueles que detêm o monopólio do capital possam ter acesso à musicas tão belas que falam do povo e dos sentimentos mais puros da humanidade. O samba é expressão popular da cultura brasileira e deve chegar a todos, sem distinção.

É fundamental que, juntamente aos discos de extrema qualidade que deverão ser colocados a disposição do povo brasileiro, esteja disponível aos sambistas informações e reflexões a respeito da importância de tais produtos culturais que venham a servir de bálsamo em meio a tanta podridão que contamina e envenena nossa música e nossa cultura.

Este manifesto e a posterior atuação deste sambista comuna visam levar os sambas que ficariam embargados em discos às rodas de samba, para que estes sambas ganhem vida e valor, sendo cantados em alto e bom coro por sambistas de todo o Brasil.

Ao povo o que é do povo: o samba.

Sambista comuna

4 comentários:

  1. OH maravilha! O samba tem que ser social sim pq este é o papel da websamba. Levar o samba aos locais mais remotos para que a nossa cultura nao se perca em letra e música.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! O samba não vem do morro e nem da cidade, ele nasce do coração, como diria Noel.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Vou divulgar.
    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meu amigo!
    Excelente postura!

    ResponderExcluir